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IDENTIFICAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE INSERIDA NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA EM ARTIGOS PUBLICADOS NO COBENGE 2019 E 2020;

PATRICIA ZENI DE SA, Tamara Simone van Kaick, João Amadeus Pereira Alves;

COBENGE22

[79] 01. Sustentabilidade na Educação em Engenharia

[297] 01. Sustentabilidade na Educação em Engenharia

A sustentabilidade está interligada com o equilíbrio entre as matrizes ambiental, econômica e social. Este equilíbrio propicia a manutenção da sobrevivência de todas as espécies do planeta. Neste sentido, as universidades devem ter uma formação para a sustentabilidade. O objetivo deste artigo foi de identificar como o tema da sustentabilidade tem sido introduzido no ensino das Engenharias para isto, foi realizado um levantamento nos artigos publicados no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) com a palavra-chave sustentabilidade nos anos de 2019 e 2020. A metodologia utilizada baseou-se no "mapeamento de pesquisa". Foram analisados 35 artigos, 24 em 2019 e 11 em 2020. Observou-se que a sustentabilidade nas matrizes curriculares nas graduações em Engenharia é um tema incipiente e precisa ser mais trabalhado. Deste modo, a formação continuada dos docentes universitários em relação à sustentabilidade é primordial para a formação crítica e reflexiva do engenheiro, capacitando-o a desenvolver novas tecnologias, identificando e solucionando problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, culturais e ambientais, com uma visão ética e humanística em atendimento às demandas da sociedade.

Ensino de engenharia, formação crítica, formação continuada dos docentes.
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