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PROGRAMAÇÃO COM AMBIENTE VIRTUAL DE APPRENDIZAGEM ATIVA;
CLAUDIA CELESTE CELESTINO, LEANDRO BARONI, HELOISE ASSIS FAZZOLARI, GUILHERME FERNANDES, DIMAS DE CASTRO FILHO;
COBENGE22
[85] 07. Extensão na Educação em engenharia
[303] 07. Extensão na Educação em engenharia
Este artigo apresenta a metodologia empregada no ensino à distância da linguagem C e da lógica de programação, correlacionando o desempenho satisfatório obtido pelos participantes do curso do Projeto ARANDU com as metodologias utilizadas. Além disso, mostra como ambientes virtuais de aprendizagem e práticas pedagógicas, tais como a gamificação, contribuíram na criação de uma dinâmica colaborativa que permitiu o aperfeiçoamento do processo de aprendizagem e a percepção de melhora no interesse e motivação de alunos que, embora tivessem diferentes ocupações, idades, localidades e apresentassem pouca intimidade com o conteúdo em questão, mostraram considerável domínio sobre os assuntos discorridos ao longo do módulo de programação.
Programação. Ensino à distância. Gamificação. Ambientes virtuais de aprendizagem.