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ANÁLISE DIDÁTICA DE TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA DE PLANEZA POR MEIO DE UM DISPOSITIVO FABRICADO POR MANUFATURA ADITIVA;
GUSTAVO HENRIQUE KRUGER, ADRIAN FELIPE GAEDKE, REGINALDO MOTTA;
COBENGE22
[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
Pesquisa sobre métodos de manufatura aditiva (impressão 3D), mais precisamente sobre o método Fused Deposition Modeling (FDM) que foi o utilizado, aplicado no meio acadêmico para a explicação de tolerância geométrica de planicidade. Foi realizado o desenvolvimento de um suporte com acoplamento para um relógio comparador, onde a peça a ser verificada ficou sobre uma base de movimentação. Neste dispositivo foi verificada a planicidade de um corpo de prova com três superfícies distintas. Todos os itens foram modelados em software 3D e foi utilizado um software para converter estes modelos em G Code para posteriormente os itens serem impressos em 3D. As três superfícies apresentaram diferentes resultados de planicidade, onde pode-se verificar de forma simplificada a comparação entre elas e definir qual a mais aceitável entre elas.
Tolerância geométrica. Planeza. Relógio comparador. Manufatura aditiva.
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