Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3833

APRENDIZAGEM ATIVA: O USO E APLICAÇÃO DE BUILDING INFORMATION MODELING (BIM) NA ENGENHARIA CIVIL;

Sueli Sampaio Damin Custódio, Jenner Arduino, João Claudio Bassan de Moraes;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Este artigo apresenta o estudo de caso de aplicação de Building Information Modeling (BIM) no curso de Engenharia Civil com o intuito de orientar a escolha de práticas de gestão de projetos conforme as características do empreendimento e fatores ambientais. Para isso, foi implantada a sistemática de trabalho, denominada Projeto Integrador, envolvendo uma integração parcial entre as disciplinas obrigatórias de Direito e Planejamento e Gerenciamento de Obra no curso de Graduação em Engenharia Civil. O Projeto Integrador contemplou três objetivos gerais: (i) ampliar as habilidades e atitudes profissionais desejáveis à prática da engenharia; (ii) desenvolver atividades práticas para resolução de problemas complexos com equipes multidisciplinares e (iii) disseminar a aplicação de BIM na Engenharia Civil. Como resultado, o uso das metodologias ativas empregadas aponta para uma melhor integração de disciplinas nos cursos de graduação de Engenharia Civil e visa atender questões de inovação tecnológica, em consonância com a sustentabilidade, meio ambiente e mercado.

Aprendizagem Baseada em Projetos. BIM. Métodos de Ensino. Trabalho em Equipe.
Voltar