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CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO CURRICULAR PARA AS COMPETÊNCIAS DO EGRESSO DE ENGENHARIA E OS DESAFIOS PARA SUA IMPLANTAÇÃO: EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE POSITIVO;

PATR?CIA LIZI DE OLIVEIRA MAGGI, OL?VIA ALVES GOMES PESSOA;

COBENGE22

[85] 07. Extensão na Educação em engenharia

[303] 07. Extensão na Educação em engenharia

O conceito de extensão universitária vem evoluindo, no Brasil, desde sua primeira definição no Estatuto das Universidades Brasileiras, em 1931, onde era apresentada como forma de difusão de conhecimentos, até o parecer nº 608/2018 do CNE que foi a base teórica para a resolução nº 7 de dezembro de 2018, do CNE/MEC, que reconhece a função potencializadora da extensão na formação dos estudantes e a sua capacidade de intervir em benefício da sociedade, trazendo os requisitos de protagonismo discente, de integração com o ensino e com a pesquisa, de relação dialógica com a comunidade e da ação transformadora tanto externa quanto internamente à instituição de ensino. Devido a essas características das atividades de extensão elas foram adotadas como meio de se desenvolver competências do egresso dos cursos da Universidade Positivo que prevê, em seu Plano de Desenvolvimento Institucional, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. As Diretrizes Curriculares Nacionais de Engenharia de 2019 também fazem menção à formação para o Desenvolvimento sustentável e estabelecem competências do egresso alinhadas a esse objetivo. Desta forma, as competências comuns aos egressos de todos os cursos da Universidade Positivo estão alinhadas às DCN de Engenharia, com ênfase nas habilidades de comunicação, trabalho em equipe e aprendizado autônomo, mas podendo-se citar, ainda, a responsabilidade ambiental, o empreendedorismo e a inovação, entre outras características necessárias para que um egresso seja capaz de agir em benefício da sociedade. A fim de desenvolver essas competências estão previstas, em todos os currículos de graduação na UP, quatro componentes curriculares que, juntas, formam a extensão institucional. Em turmas multidisciplinares os estudantes desenvolvem projetos de extensão divididos em função da ênfase: social, ambiental, empreendedora ou de inovação. Desde sua implantação, no 1º semestre de 2021, já foram realizados 131 projetos, com 9857 matrículas de estudantes, sendo 933 de engenharia, e com relação direta com mais de 1000 membros de comunidades. Além da extensão institucional, parte da CH de disciplinas específicas dos cursos também contemplam atividades de extensão. Entre os principais desafios encontrados durante os primeiros semestres de implantação destacam-se a necessidade de formação de um grande número de professores extensionistas, para atuarem como orientadores, e o alinhamento das expectativas da comunidade.

competências, extensão, Educação para o Desenvolvimento Sustentável
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