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Artigo


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Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino da dinâmica dos fluidos em ensino remoto;

WENDELL FERREIRA DE LA SALLES, BRUNO VERAS PENHA, MYLENNA ALMEIDA DE OLIVEIRA, K?TIA SIMONE TEIXEIRA DA SILVA DE LA SALLES;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O uso de gamificação, ferramenta de ensino capaz de engajar e motivar os estudantes no seu processo de aprendizagem, vem alcançando inúmeros adeptos no ensino superior. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência com o uso da gamificação na disciplina de "Introdução aos Fenômenos de Transporte" do curso de Química Industrial da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizada no segundo semestre de 2021, de forma remota. A intervenção pedagógica consistiu em uma estratégia capaz de propor certa flexibilidade no processo de ensino-aprendizagem, aos conteúdos de dinâmica dos fluidos. A elaboração do jogo constava nas ações previstas no projeto de monitoria da disciplina. Para esta finalidade, recorreu-se a plataforma on-line "Genially", a qual possibilita a criação de conteúdos interativos partir de modelos padronizados. O Jogo desenvolvido possui uma estrutura do tipo escape room, no qual o estudante precisa responder algumas questões para poder "escapar" da sala. A avaliação da metodologia foi feita por meio de um questionário eletrônico encaminhado aos estudantes, onde se procurou quantificar a aceitação e percepção dos estudantes em relação a metodologia empregada. De uma forma geral, o retorno foi bastante positivo, sendo a grande maioria dos estudantes (91,67%) favorável ao emprego de metodologias ativas de gamificação como uma ferramenta complementar no processo de ensino-aprendizagem durante o seu curso de graduação.

Gamificação, Dinâmica dos Fluidos, Genially, Aprendizagem Ativa.
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