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Artigo


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BIM no ensino de engenharia civil: estudo de caso do IMT;

Paula Katakura, Cássia Silveira de Assis;

COBENGE22

[80] 02. Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais

[298] 02. Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais

O Building Information Modeling (BIM), que se baseia na colaboração entre equipes no desenvolvimento de modelos paramétricos integrados da construção, tem se mostrado um desafio para o mercado com reflexos no ensino superior. A aprendizagem de conceitos, ferramentas e metodologias BIM nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil tem impacto no processo tradicional de ensino e desenvolvimento de projetos além de novas competências esperadas do egresso para atuação na área. Este trabalho faz um breve levantamento de instituições brasileiras que também estão promovendo discussões e experiências de introdução de BIM nos currículos e apresenta a estratégia para inclusão do ensino de BIM no projeto pedagógico do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia. O artigo descreve a inserção gradativa de conteúdos BIM, iniciada em 2011, a capacitação docente e os investimentos em infraestrutura realizados. Na fase inicial de implantação, quando algumas referências relacionadas à inserção do BIM nos currículos das universidades começavam a ser divulgadas, optou-se por uma adoção gradual nas disciplinas, iniciando-se pela modelagem tridimensional, seguindo percurso adotado pela maioria das faculdades que já se inseriram neste processo. Apresenta-se aqui as etapas de implementação da proposta e suas práticas, uma visão geral das experiências e lições aprendidas durante a introdução do BIM no curso e os mecanismos de verificação, crítica e aperfeiçoamento do currículo. A análise deste estudo de caso pode contribuir para a discussão do método de abordagem do ensino de BIM nos cursos da área.

Ensino de BIM, currículo, educação, engenharia civil
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