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Artigo


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DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS DOCENTES DE ENGENHARIA: ANÁLISE DOS ARTIGOS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE (COBENGE);

Laís Fernanda Silva Deus, Maria Aparecida Rodrigues da Rocha;

COBENGE22

[88] 10. Formação, Capacitação e Avaliação Docente

[306] 10. Formação, Capacitação e Avaliação Docente

Resumo: O objetivo deste artigo é analisar o que se tem produzido a respeito da capacitação docente dos engenheiros-professores nos artigos publicados no portal da Cobenge dos anos 2016 a 2021, visando refletir sobre os aspectos essenciais para uma melhor eficiência dos processos de ensino-aprendizagem na formação dos engenheiros. Para alcançar esse objetivo, a metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico de tipo qualitativo. Para a análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo categorial (BARDIN,1977), que permitiu agrupar os 30 artigos selecionados em cinco categorias, que destacam a temática abordada e os aspectos essenciais para a formação do professor e melhoria na qualidade do ensino. Concluiu-se que o trabalho do engenheiro-professor é demasiado complexo e que ele exerce um papel fundamental na formação do estudante, porém a responsabilidade não deve recair apenas sobre esse sujeito. Depreende-se, ainda, que a ausência de formação pedagógica específica impacta a atuação do engenheiro-professor. Além disso, constatou-se que o professor não se desenvolve profissionalmente considerando apenas uma formação pontual ou eventuais práticas de ensino continuada, mas também através de outros fatores que levam em conta sua vida pessoal.

desenvolvimento profissional docente, engenharia, educação no ensino superior
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