3822
A CONTRIBUIÇÃO DAS PRÁTICAS DE LEARNING COMMONS PARA O PROCESSO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS;
MARIANA OLIVEIRA DOS SANTOS PFLEGER, MARCELO MACEDO;
COBENGE22
[91] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
[309] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
Os Learning Commons (LC) são ambientes de aprendizagem que estão sendo estudados no contexto das bibliotecas. Esses ambientes têm a finalidade de facilitar a produção de conhecimento e possibilitar uma aprendizagem mais interativa em ambientes colaborativos e inovadores. A gestão do conhecimento (GC) pode ser, portanto, uma alternativa para o aprimoramento dessas práticas. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar as contribuições das práticas de LC utilizadas em bibliotecas para o processo de GC. Por meio da utilização da metodologia de análise prospectiva tecnológica, será realizada a relação entre as práticas de LC e os processos de GC aplicados em bibliotecas. Os procedimentos metodológicos empregados incluem a definição dos conceitos de suporte, contexto e confiança, e foram estruturados a partir dos fundamentos teóricos de GC em bibliotecas e as práticas de LC. Os resultados da aplicação serão demonstrados por meio da análise das características de suporte, contexto e confiança em uma biblioteca universitária. No entanto, a análise desses elementos será apresentada em um trabalho futuro. A principal contribuição deste work in progress é mostrar um caminho metodológico útil para avaliar a relação entre as práticas de LC e GC em uma biblioteca universitária.
Learning Commons. Gestão do conhecimento. Bibliotecas universitárias.