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A CONTRIBUIÇÃO DAS PRÁTICAS DE LEARNING COMMONS PARA O PROCESSO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS;

Mariana Oliveira dos Santos Pfleger, marcelo macedo;

COBENGE22

[91] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[309] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

Os Learning Commons (LC) são ambientes de aprendizagem que estão sendo estudados no contexto das bibliotecas. Esses ambientes têm a finalidade de facilitar a produção de conhecimento e possibilitar uma aprendizagem mais interativa em ambientes colaborativos e inovadores. A gestão do conhecimento (GC) pode ser, portanto, uma alternativa para o aprimoramento dessas práticas. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar as contribuições das práticas de LC utilizadas em bibliotecas para o processo de GC. Por meio da utilização da metodologia de análise prospectiva tecnológica, será realizada a relação entre as práticas de LC e os processos de GC aplicados em bibliotecas. Os procedimentos metodológicos empregados incluem a definição dos conceitos de suporte, contexto e confiança, e foram estruturados a partir dos fundamentos teóricos de GC em bibliotecas e as práticas de LC. Os resultados da aplicação serão demonstrados por meio da análise das características de suporte, contexto e confiança em uma biblioteca universitária. No entanto, a análise desses elementos será apresentada em um trabalho futuro. A principal contribuição deste work in progress é mostrar um caminho metodológico útil para avaliar a relação entre as práticas de LC e GC em uma biblioteca universitária.

Learning Commons. Gestão do conhecimento. Bibliotecas universitárias.
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