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OKR E SCRUM - A IMPORTÂNCIA DO USO DE METODOLOGIAS ÁGEIS DE PROJETOS EM UM GRUPO PET ENGENHARIA ELÉTRICA;
LAURA DEBASTIANI E SILVA, ARTUR HENRIQUE DOS SANTOS HEERDT, DAVI GRUMICHE SEEMANN, EMILLYN CRISTINA CAON SILVA, GUSTAVO SCHEWINSKI, LUIZ FELIPE PFLEGER, MIGUEL BOING, MATHEUS MEIRELES DA SILVA, VICTOR JO?O LOUREN?O, VIT?RIA BEATRIZ BIANCHIN, GUSTAVO GRUBLER DE SOUZA;
Nas universidades, encontram-se grupos de extensão formados por alunos, como os grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), cujos pilares residem no Ensino, Pesquisa e Extensão. Assim, os alunos do grupo PET da Engenharia Elétrica da UFSC (PET EEL) desenvolvem diversos projetos pautados nesses pilares e precisam conciliar essas atividades com seus estudos da graduação. Com o objetivo de melhorar a eficiência e organização desses projetos, as metodologias ágeis como o SCRUM e o OKR foram implementadas no grupo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com ex-integrantes do grupo PET EEL que passaram pela transição e implantação das metodologias, além de membros atuais e outros grupos PET que estão acostumados com essa realidade. A pesquisa incluiu questões voltadas para avaliar o impacto da implantação do OKR e do SCRUM, como também sua eficácia nos projetos e nos principais objetivos dos grupos PET. Os resultados mostram que os ex-integrantes obtiveram uma melhora no acompanhamento dos projetos ao longo de sua trajetória, bem como no desempenho dos integrantes. Os membros atuais, assim como o outro grupo PET, argumentaram que esses novos métodos facilitaram a correção de erros ao longo do projeto, pois poderiam redefinir os objetivos ao longo do semestre, demonstrando, dessa maneira, os impactos positivos do OKR e SCRUM em grupos como o PET EEL.
OKR, Scrum, metodologias ágeis, grupos de extensão.