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ENGENHARIA BIOMÉDICA:UM CURSO PRÁTICO DESDE O PRIMEIRO SEMESTRE NA PUC-CAMPINAS;

Amilton da Costa Lamas, Matheus Ramires Bonfim;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

A percepção de valor de um curso novo é fundamental para a promoção da retenção de alunos ingressantes, como é o caso do curso de Engenharia Biomédica recentemente criado pela PUC-Campinas. A parte prática dos cursos tem sido muito reconhecida pela sociedade, sendo assim, a disciplina de Engenharia Biomédica, de primeiro semestre do curso do mesmo nome, caracteriza-se pela realização de tarefas práticas em eletroencefalografia e electromiografia. A estratégia de condução é que o aluno comece experimentando e simultaneamente procure pelos conceitos técnicos que suportam os resultados, apropriando-se dos conhecimentos. Os projetos são conduzidos nas plataformas MUSE/MATLAB/EEGLAB e BACKYARD BRAINS, respectivamente. As ações também fazem parte de um projeto de extensão universitária em sinais bioelétricos. O emprego desta estratégia resultou num alto índice de retenção de alunos e na promoção da autonomia dos ingressantes na construção da própria formação. Com um quadro inicial (fevereiro 2022) onde 40% dos alunos ingressantes tinham incerteza de permanência no curso, até hoje (abril 2022) ocorreu uma desistência, contando com o engajamento firme e entusiástico de todos os alunos remanescentes.

engenharia biomédica, eletroencefalografia, eletromiografia, prática
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