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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMTERMODINÂMICA, FÁCIL OU DIFÍCIL? UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ;

Ruthinéia Jéssica Alves do Nascimento, Carolayne Ferreira de Almeida, Filipe da Silva Maia, Fabiane Rodrigues Fernandes, Vinicius Vescovi;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

A utilização de metodologias ativas de ensino, em ambientes de aprendizagem, vem se mostrando uma estratégia eficaz de engajamento e motivação dos estudantes, proporcionando maior grau de fixação do conteúdo e consequente melhoria no processo de ensino-aprendizagem, quando comparado aos métodos tradicionais. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo mapear quais são as principais tecnologias educacionais implementadas no ensino de termodinâmica clássica no IGE/Unifesspa e mapear as janelas de oportunidade para o desenvolvimento de novos materiais didáticos e tecnologias educacionais que possam ser utilizadas para melhorar o processo de ensino aprendizagem das disciplinas que possuem tópicos da termodinâmica clássica como conteúdo programático. Por fim, concluiu-se que, os resultados obtidos foram satisfatórios ao mostrar que a metodologia de ensino tradicional ainda é a mais utilizada no IGE/Unifesspa; além disso, foi possível perceber a crescente utilização de estratégias e materiais didáticos não convencionais, porém percebeu-se que as metodologias ativas de ensino ainda são pouco utilizadas.

ensino, termodinâmica, metodologias ativas.
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