3810
UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS PARA REDUZIR A CARGA COGNITIVA EXTRÍNSECA EM LISTAS DE EXERCÍCIOS DE ELETRÔNICA;
ALEC PICAN?O DE AZEVEDO LOPES, RAINER ZANGHI;
COBENGE22
[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
Este artigo apresenta uma análise de uma metodologia proposta e aplicada em um projeto de monitoria de uma Universidade. Esta metodologia foi utilizada para reduzir a carga cognitiva extrínseca em listas de exercícios de uma disciplina de Eletrônica Digital. O método adotado consiste na reformulação de atividades avaliativas formativas, identificando a correspondência dos conteúdos aos objetivos de cada unidade temática. Para determinar a aderência aos conceitos, o mapeamento destas atividades foi realizado com o auxílio de mapas conceituais. O mapa conceitual se revelou uma excelente ferramenta para identificar conceitos repetidos entre exercícios, conceitos oriundos de outras disciplinas, e conceitos não abordados na disciplina de eletrônica digital. Dessa forma, a reformulação destas atividades pretende reduzir a carga cognitiva extrínseca e otimizar o tempo dedicado pelos estudantes na realização destas tarefas, buscando melhorar o aprendizado efetivo. Resultados mostrando a opinião de estudantes e de um professor são mostrados e discutidos.
Aprendizagem significativa, Carga Cognitiva, Mapa Conceitual