Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3809

Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMDISPOSITIVO DIDÁTICO PARA ANÁLISE DE TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA DE BATIMENTO NAS ENGENHARIAS;

Fabio Negherbon, Vinícius Tasle Batista Vaz, thiago macario dos santos, Reginaldo Motta;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O objetivo deste artigo consiste em criar uma solução de fácil aprendizado para as turmas de engenharias, sobre o tema tolerância geométrica, onde será apresentado especificamente o conhecimento e a aplicação da tolerância de batimento. O projeto foi desenvolvido em uma metodologia de solução de problemas, onde através da pesquisa junto com alunos, envolvendo professores nas matérias de desenho técnico e metodologia científica, conseguiu-se alcançar o objetivo desejado. Os resultados obtidos foram bem satisfatórios, pois através da manufatura aditiva, tecnologia usada na indústria 4.0, consegue-se desenvolver várias soluções, economizando muitas etapas de fabricação como a de usinagem subtrativa por exemplo. O dispositivo desenvolvido irá servir como material didático de uso para os estudantes de Engenharia, onde pode-se demonstrar como a tolerância geométrica faz parte na fabricação mecânica e qual a importância da mesma em cada peça fabricada.

Tolerância geométrica; Batimento de eixos; Dispositivo didático; Manufatura aditiva.
Voltar