3807
UMA DISCUSSÃO SOBRE ATIVIDADES DE MONITORIA: ESTUDO DE CASO DA DISCIPLINA METROLOGIA DA FEM/UFPA;
ANTONIO SERGIO DA COSTA NEGR?O JUNIOR, VIN?CIUS MARINHO GIORDANO, ANTONIO BRUNO DA SILVA OLIVEIRA, ROBERTO TETSUO FUJIYAMA;
COBENGE22
[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
O presente trabalho tem por objetivo apresentar a atividade de monitoria ministrada no ano de 2019 na matéria de Metrologia para a turma do segundo
semestre do curso de engenharia mecânica da universidade federal do Pará, e também discutir como a atividade de monitoria foi avaliada pelos alunos. O processo de ensino foi dividido em três etapas, teórica, simulada e atividades práticas. Ao final da matéria ministrada foi disponibilizado um formulário online de 5 perguntas com o objetivo de saber como a atividade de monitoria foi entendida pelos alunos monitorados. O formulário foi disponibilizado através de uma extensão da plataforma Google. O procedimento de avaliação dividido em 3 etapas, teórica, simulada e prática, proporcionou uma visão ampla de como se dá de forma gradativa a absorção do que é ministrado aos alunos-monitorados. Foi observado através da interação através do formulário que os alunos
monitorados tiveram uma boa experiência de ensino/aprendizagem proporcionada pela presença do monitor em sala de aula. Um monitor é fundamental para ampliar a disseminação do conhecimento que é repassado do professor ao aluno-monitorado.
Monitoria, Ensino, Aprendizagem.