Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3807

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUMA DISCUSSÃO SOBRE ATIVIDADES DE MONITORIA: ESTUDO DE CASO DA DISCIPLINA METROLOGIA DA FEM/UFPA;

Antonio Sergio da Costa Negrão Junior, Vinícius Marinho Giordano, Antonio Bruno da Silva Oliveira, Roberto Tetsuo Fujiyama;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a atividade de monitoria ministrada no ano de 2019 na matéria de Metrologia para a turma do segundo semestre do curso de engenharia mecânica da universidade federal do Pará, e também discutir como a atividade de monitoria foi avaliada pelos alunos. O processo de ensino foi dividido em três etapas, teórica, simulada e atividades práticas. Ao final da matéria ministrada foi disponibilizado um formulário online de 5 perguntas com o objetivo de saber como a atividade de monitoria foi entendida pelos alunos monitorados. O formulário foi disponibilizado através de uma extensão da plataforma Google. O procedimento de avaliação dividido em 3 etapas, teórica, simulada e prática, proporcionou uma visão ampla de como se dá de forma gradativa a absorção do que é ministrado aos alunos-monitorados. Foi observado através da interação através do formulário que os alunos monitorados tiveram uma boa experiência de ensino/aprendizagem proporcionada pela presença do monitor em sala de aula. Um monitor é fundamental para ampliar a disseminação do conhecimento que é repassado do professor ao aluno-monitorado.

Monitoria, Ensino, Aprendizagem.
Voltar