Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3802

SENTIMENTOS DE ESTUDANTES E PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR DIANTE DAS RESTRIÇÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA DO COVID-19;

RAPHAEL CUNHA BARBOZA, ELTON FERNANDES, MAURICIO MAYNARD DO LAGO;

COBENGE22

[83] 05. Educação Mediada por Tecnologia

[301] 05. Educação Mediada por Tecnologia

As atividades de alunos e professores de todo o mundo foram substancialmente afetadas pela mudança repentina do ensino presencial para o remoto, devido às restrições impostas pela pandemia do COVID-19. Esta pesquisa teve como objetivo identificar os sentimentos percebidos por estudantes e professores do ensino superior, em diferentes países, de acordo com sua classificação de desenvolvimento humano (IDH). Os resultados mostram que em países com IDH mais baixo foram sentidos, em maior escala, problemas estruturais, como ausência de ambiente e infraestrutura adequada, falta de recursos básicos e baixa habilidade tecnológica, enquanto nos de IDH mais elevado houveram maiores queixas sobre aspectos individuais como cansaço físico, mental e dificuldades operacionais, evidenciando a heterogeneidade dos desafios enfrentados para a continuidade do aprendizado ao redor do mundo.

Ensino Superior; Impactos; Desenvolvimento Humano; Pandemia; COVID-19
Voltar