Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3795

USO DE ESTRATÉGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS NO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA: ESTUDO DE CASO;

ANDR? SOLANO FERREIRA RODRIGUES MAIOLINI, MARCELO OT?VIO DOS SANTOS, KONSTANTINOS DIMITRIOU STAVROPOULOS;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Neste artigo relata-se a metodologia adotada no ensino do Método dos Elementos Finitos (MEF) através de uma abordagem prática voltada para o aluno, inserido na ementa das disciplinas relativas ao tema "Mecânica dos Sólidos" oferecidas para o curso de graduação em Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia Mauá. Os assuntos são apresentados em aulas teóricas e práticas. As disciplinas dispõem de material didático de apoio composto por livros, notas de aulas e tutoriais elaborados para as aulas práticas com computador. Na disciplina "Método dos Elementos Finitos" o tema é apresentado fundamentando-se no Princípio da Energia Potencial Total para problemas estruturais, limitados, neste trabalho, às estruturas planas em regime de comportamento linear. A técnica dos elementos finitos é então introduzida com o objetivo de geração de soluções aproximadas. Discutem-se aspectos de discretização e qualidade da aproximação. As aulas práticas realizam-se inicialmente através do programa MATLAB® onde os alunos são protagonistas do aprendizado realizando programações e calculando as estruturas propostas. Os alunos matriculados na disciplina mencionada têm demonstrado uma resposta muito positiva em termos de aprendizado na medida em que verificam que todos os aspectos conceituais apresentados em sala de aula são efetivamente empregados nas simulações.

Aprendizagem baseada em problemas. Método dos elementos finitos. Simulação computacional. Programação.
Voltar