3791
DIFICULDADES COGNITIVAS RELACIONADAS À NOÇÃO DE FUNÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA NO CONTEXTO DA ENGENHARIA;
ELOIZA GOMES, BARBARA LUTAIF BIANCHINI, GABRIEL LOUREIRO DE LIMA;
COBENGE22
[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
O objetivo deste artigo é o de apresentar parte dos resultados de uma atividade envolvendo uma revisita ao conceito de funções exponenciais reais de uma variável real por meio de um problema ligado a aspectos inerentes à curva característica de um diodo semicondutor, que foi planejada para ser desenvolvida durante três encontros com estudantes da primeira série de um curso de Engenharia de uma instituição privada do estado de São Paulo. Relatamos as análises referentes ao segundo encontro, que continha questões norteadoras, as quais indiretamente guiavam os graduandos em direção às reflexões necessárias para a resolução do problema. Adotamos como subsídio teórico para as análises, as dificuldades cognitivas relacionadas à noção de função. A categorização por nós proposta advém de investigações realizadas por diferentes autores do campo da Educação Matemática. Os dados analisados, com o propósito de identificar as dificuldades cognitivas expressas pelos sujeitos, foram coletados por meio da gravação em áudio e vídeo, realizada no segundo encontro remoto síncrono, dos diálogos estabelecidos entre os pesquisadores e os estudantes. Como um dos resultados de nossa análise, salientamos a dificuldade relativa a trabalhar com diferentes representações de uma função, mas que no decorrer das tarefas relacionadas no segundo encontro foram minimizadas.
dificuldade cognitiva, função exponencial, eletrônica analógica, problema contextualizado.