3790
A ENGENHARIA E AS HUMANIDADES NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO PARA O SÉCULO XXI;
REGIS PASINI, GILMAR BARRETO;
COBENGE22
[91] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
[309] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
Há anos que a educação em engenharia vem sendo discutida tanto na sua forma como em relação ao seu conteúdo, que aliás, vem perdendo ênfase, sem deixar de ser fundamental, para uma educação baseada em competências. Estas mudanças vêm ocorrendo com o objetivo de se formar engenheiros cada vez mais aptos a atuar em um mundo com problemas cada vez mais complexos. Apesar deste movimento, ainda é insipiente o desenvolvimento de conceitos relacionados às humanidades, exceto quando se refere a necessidade de trabalho em grupo, ter boa comunicação e ter resiliência. Para se ter uma formação completa de um profissional ciente das suas responsabilidades, é de extrema importância que ocorra uma integração cada vez maior entre a engenharia e a área de humanidades. É neste contexto que este texto foi desenvolvido, abordando aspectos que comprovam a importância da integração destas duas áreas e apresentando alguns exemplos de iniciativas que caminham nesta direção.
Educação em engenharia, Humanidades, Soft kills