Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3789

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS TÉCNICAS E TRANSVERSAIS PARA INVESTIGAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO;

DENISE LUCIANA RIEG SCRAMIM, FERNANDO CEZAR LEANDRO SCRAMIM, OCTAVIO MATTASOGLIO NETO;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O objetivo deste artigo é implementar e avaliar estratégias de aprendizagem ativas que auxiliem alunos de graduação em engenharia a desenvolver competências de investigação. Os métodos de pesquisa utilizados no desenvolvimento deste estudo foram o survey e a pesquisa-ação. Os dados foram coletados por meio de observações in loco, questionário (survey) e grupo focal com o objetivo de avaliar as estratégias ativas de aprendizagem utilizadas no contexto do estudo (aprendizagem baseada em pesquisa e pensar, compartilhar e socializar), com base nas percepções dos alunos. Os resultados mostram que a implementação dessas estratégias de aprendizagem ativa contribuirám para o desenvolvimento de competências de investigação, nomeadamente, o pensamento crítico e a comunicação escrita. Além disso, essas estratégias empregadas contribuíram para o que os alunos fossem capazes de estruturar uma pesquisa científica, considerando suas etapas principais, a desenvolver seus projetos de conclusão de curso e a aplicar normas de elaboração de trabalhos científicos. O curso de "Metodologia Científica" faz parte da estrutura curricular da maioria dos cursos de graduação em engenharia oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior Brasileiras, e este estudo é uma contribuição para o aprimoramento do conhecimento de como esse curso pode ser realizado de forma eficaz e envolvente.

Educação em engenharia. Competências de investigação. Metodologia científica. Aprendizagem baseada em pesquisa. Pensar, compartilhar e socializar.
Voltar