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POTENCIALIDADES E DESAFIOS DOS ESTUDOS INDEPENDENTES EM CURSOS DE ENGENHARIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO HÍBRIDO;
S?NIA ELISA MARCHI GONZATTI, MARLI TERESINHA QUARTIERI, BRAIAN GARRITO VELOSO, IEDA MARIA GIONGO, M?RCIA JUSSARA HEPP REHFELDT;
COBENGE22
[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
Estudos Independentes, assíncronos, fazem parte da matriz curricular de todos os componentes curriculares dos cursos de graduação de uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul. Em sua gênese, visam estimular a autonomia dos estudantes e o aprofundamento de temas abordados nas aulas síncronas. No contexto de cursos de Engenharia, espera-se que os EI contribuam para desenvolver diferentes habilidades previstas nas DCN e nos projetos pedagógicos. Por outra perspectiva, podem favorecer a emergência de um modelo de ensino híbrido, no qual convergem dois modelos de aprendizagem: o presencial e o online. O objetivo desse estudo é examinar em que aspectos os EI propostos nas aulas de Física favorecem processos híbridos de ensino e aprendizagem. Os estudantes matriculados nessa disciplina poderiam escolher tanto a temática quanto o formato do trabalho a ser desenvolvido, observando algumas diretrizes. O material de análise consiste de feedbacks produzidos pelos estudantes, inclusos na própria tarefa/trabalho desenvolvido ou em questão aberta inserida em um instrumento de avaliação sobre as aulas. A análise dos diferentes materiais revelou ótimo nível de aceitação dos estudantes em relação a esse modelo de EI, em que tiveram liberdade de escolha temática e de tipo de trabalho. De modo geral, os feedbacks convergem com as premissas do ensino híbrido: flexibilização das aprendizagens, autonomia e protagonismo, aspectos essenciais à autorregulação das aprendizagens.
Ensino híbrido. Ensino de Engenharia. Estudos Independentes. Física. Currículo.