Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3784

BIM 5D - UM PLANO DE IMPLANTAÇÃO ATIVO DA MODELAGEM BIM NO ENSINO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL;

THAYRINE DE FARIA HOMEM, WAGNER DE SOUSA SANTOS;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

A indústria de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) busca cada vez mais por novas metodologias e técnicas para projetar em alto nível. O desenvolvimento de ferramentas mais eficientes e interligadas a realidade está ligado aos erros de projeto, execução e gerenciamento presentes no processo construtivo. A partir deste cenário o BIM (Building Information Modeling - Modelagem de Informações da Construção) surge como uma maneira de repensar e reorganizar todo modelo tradicional não somente de construção, mas também gestão de tempo e financeira, a sustentabilidade e manutenção. No entanto, esse novo modo de pensar e projetar não acontece de maneira imediata. Um dos maiores desafios para a implantação do BIM é o intercâmbio de dados entre os colaboradores e equipes. O presente trabalho tem como objetivo montar um plano estruturado inserindo os principais softwares nas disciplinas do curso de engenharia civil. Para a montagem deste plano, foram escolhidas cinco instituições de ensino superior da região da Grande Florianópolis para uma análise do padrão de distribuição das disciplinas dos seus currículos, e uma lista de softwares que fazem parte do processo BIM, baseada em uma revisão bibliográfica sobre grande parte dos softwares e processos disponíveis para uso profissional e estudantil. Este plano é uma proposta aberta a todas as instituições de ensino. O sucesso desta proposta depende do esforço e interesse individual, da estratégia de aplicação escolhida e dos requisitos computacionais mínimos.

software; BIM; ensino; plano
Voltar