3782
TRAJETÓRIA DA FORMAÇÃO EM ENGENHARIA NO BRASIL: BREVE RETROSPECTO E ATUALIDADE;
VANDERLI FAVA DE OLIVEIRA, RICARDO PROBA FAVA;
COBENGE22
[80] 02. Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais
[298] 02. Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais
O objetivo principal deste trabalho é apresentar um estudo sobre a evolução dos dados sobre os cursos de Engenharia (número de cursos, vagas oferecidas, candidatos inscritos, ingressantes, matriculados, concluintes e evasão), procurando relacioná-los com os principais elementos da conjuntura na qual se insere a formação em Engenharia no Brasil. As bases de dados sobre os cursos de Engenharia utilizadas neste trabalho são as Sinopses da Educação Superior (INEP, 2022) e o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (EMEC, 2022) e ainda os estudos anteriores realizados pelos autores sobre a temática. De uma maneira geral, verifica-se que, a partir de 2015 principalmente, os dados estudados, relacionados aos cursos de Engenharia, que vinham num crescente, passaram a diminuir esse crescimento e até mesmo a apresentar números inferiores a 2014, exceto na modalidade de cursos de Engenharia EAD. No entanto, o crescimento dos números EAD, não foram suficientes para cessar o decrescimento desses números. Nesta perspectiva, pela primeira vez, desde a década de 90, o número de concluintes apresentou decrescimento nos anos de 2019 e 2020. Isto indica que a crise atual, compromete o futuro da nação em diversos setores e o do desenvolvimento tecnológico mais uma vez é adiado sendo a Engenharia o seu principal motor.
Educação em Engenharia, Cursos de Engenharia, Indicadores de Crescimento