3781
REPENSANDO A EDUCAÇÃO SUPERIOR SOB A PERSPECTIVA DO PENSAMENTO COMPLEXO: UMA ANÁLISE PARA AS ÁREAS DE GESTÃO, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE;
MARCELLE FEITOZA BASSI COSTA;
COBENGE22
[91] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
[309] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
Esse artigo tem como objetivo analisar a educação superior a partir da perspectiva do pensamento complexo, com ênfase em investigar os potenciais e os desafios da teoria da complexidade para as áreas de gestão, inovação e sustentabilidade dentro dos cursos de engenharia. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico de trabalhos nacionais e internacionais sobre o tema, onde foram selecionados 10 artigos com base em critérios pré-estabelecidos. Os principais resultados da análise apontam que o pensamento complexo aumenta a capacidade dos estudantes lidarem com as incertezas, imprevistos e aleatoriedades dos fenômenos que os cercam. No entanto, o comodismo, o tradicionalismo e o desconhecimento de questões pedagógicas por parte dos docentes do ensino superior constituem uma grande barreira para o seu avanço. Por fim, conclui-se que que a adoção das perspectivas do pensamento complexo dentro das instituições de ensino superior é indispensável para a formação de um profissional crítico, reflexivo e criativo que seja capaz de contribuir para as transformações sociais, ambientais e organizacionais que o século XXI demanda.
Pensamento Complexo. Educação Superior. Engenharia. Inovação. Sustentabilidade.