Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3780

APLICAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO NA GRADUAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE CÓDIGO QR COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL;

Bruno Lôbo de Almeida, Roberta dos Santos Oliveira, Salete Souza de Oliveira;

COBENGE22

[87] 09. Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania

[305] 09. Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania

A tecnologia é um recurso que pode facilitar a vida das pessoas com deficiência visual e integrá-las à sociedade, sendo a programação essencial neste contexto; no entanto, ainda há uma grande carência de aplicativos que possam atender a essa necessidade no Brasil, de modo a ser um grande problema na inclusão dessas pessoas na sociedade. Neste trabalho, a metodologia ativa é trabalhada com uma turma de engenharia civil, visando o desenvolvimento de um aplicativo capaz de ler um código QR e transformar os dados em áudio, para que possamos aumentar a autonomia desses usuários e tornar o ensino de programação em algo prático, que possa resolver problemas reais e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas em uma sociedade.

código qr, deficiências visuais, programação
Voltar