Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3775

SALA DE AULA INVERTIDA NO LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL;

HELO?SA CRISTINA FERNANDES CORDON;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

A aprendizagem ativa vem sendo incorporada ao ensino em todos os níveis de educação. Em estudo anterior, analisou-se a implementação da ferramenta Team Based Learning (TBL) em aulas de laboratório da disciplina Materiais de Construção Civil da Escola de Engenharia Mauá. Devido ao sucesso da utilização daquela prática de aprendizagem ativa, escolheu-se outra ferramenta, agora a Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom), em que os alunos recebem de maneira on-line o material necessário para estudo dos procedimentos de ensaio e, divididos em equipes, conduzem o experimento na aula seguinte, explicando o passo a passo para os colegas. Ao final do processo, notou-se o engajamento das equipes e uma maior participação da turma durante as aulas, bem como maior aproveitamento do conteúdo, além da percepção positiva dos estudantes sobre a atividade.

Aprendizagem ativa. Sala de aula invertida. Laboratório didático. Materiais de construção civil.
Voltar