Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3774

ADAPTAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO A DISTÂNCIA DEVIDO A PANDEMIA DO COVID 19;

EDILSON REIS RODRIGUES KATO, CELSO APARECIDO DE FRAN?A;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

No início do ano de 2020 as universidades brasileiras interromperam as aulas presenciais devido a pandemia de Covid 19. Nesse período, graças as tecnologias existentes, tais como redes de comunicação, smartfones, computadores pessoais etc., várias universidades optaram por realizar suas atividades à distância. No entanto muitos cursos presenciais não possuíam atividades à distância incorporadas, forçando-os a essa mudança de paradigma. Estes cursos deveriam, de forma emergencial, serem adaptados para a realidade da pandemia, ou seja, a necessidade de isolamento e trabalho a distância, para que não houvesse um prejuízo ainda maior ao ensino e aprendizagem do estudante e à formação de recursos humanos especializados. Neste novo contexto, a adaptação de métodos de aprendizagem ativa parecem ser os mais indicados, principalmente os métodos que tratam de atividades pré-classe como a metodologia da Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom). A Sala de Aula Invertida (SAI) permite que as competências desenvolvidas através de conhecimento, habilidades e atitudes, possam ser empregadas utilizando as tecnologias disponíveis. Esse trabalho tem como objetivo apresentar e avaliar o uso da metodologia SAI adaptada ao ENPE (Ensino não Presencial Emergencial) aplicada nas disciplinas dos cursos de graduação em Engenharia de Computação e Ciência de Computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus São Carlos. A adaptação da SAI nas disciplinas é avaliada em função das condições de acesso dos estudantes às tecnologias, das ferramentas utilizadas pela SAI e da atuação do estudante nas disciplinas. A avaliação foi realizada por meio de um formulário/questionário apresentado aos alunos no final de cada disciplina e os resultados se mostraram animadores em relação as perspectivas futuras de se utilizar a SAI na volta do ensino presencial.

Educação em Engenharia. Sala de Aula Invertida, Flipped Classroom, Flipped Learning, Covid 19.
Voltar