3772
ABORDAGEM DA PROBLEMÁTICA ENERGÉTICA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM AULA POR MEIO DE UM DEBATE ENTRE ALUNOS;
JO?O DE S? BRASIL LIMA, ROBERTO DE AGUIAR PEIXOTO;
COBENGE22
[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
Este artigo descreve uma atividade realizada com alunos de duas disciplinas do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Mauá de Tecnologia, Máquinas de Fluxo e Sistemas de Conversão de Energia II, para abordar questões relacionadas à energia e mudanças climáticas. Além de abordar aspectos atuais dos impactos climáticos causados pela produção e uso de energia, a atividade também teve como objetivo colaborar no desenvolvimento das competências apresentadas nas novas DCNs para os cursos de engenharia, envolvendo comunicação efetiva por meio de escrita, oral e gráfica, e trabalhar e liderar equipes multidisciplinares, entre outras. Desta forma, foi utilizado uma estratégia que consistiu em um debate, no qual os alunos tiveram a oportunidade de discutir os temas entre si, com base em uma avaliação técnica prévia e, ao mesmo tempo, exercitando competências transversais que serão importantes para a sua vida profissional, como oratória, trabalho em equipe, gestão de tempo, gestão de processos e pessoas, revisão por pares e elaboração de relatórios técnicos. O artigo apresenta todas as ações preparatórias desenvolvidas, previamente ao debate, que envolveram a formação de grupos de alunos e o acompanhamento do trabalho técnico de preparação dos alunos para o debate. As regras e dinâmicas adotadas para o debate também são descritas. A atividade foi avaliada pelos alunos e considerada adequada para lidar com questões de energia e mudanças climáticas no processo de ensino e aprendizagem.
aprendizagem ativa, metodologias de ensino, aprendizado de mudanças climáticas, ensino da problemática energética