3771
Ensino de materiais nos cursos de Engenharia;
JULIANA RIBEIRO CORDEIRO, SUSANA MARRACCINI GIAMPIETRI LEBR?O, VIVIANE TAVARES DE MORAES, GUILHERME WOLF LEBRAO;
COBENGE22
[91] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
[309] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
A introdução aos conceitos e propriedades dos materiais poliméricos, metálicos e compósitos para os Cursos de Engenharia é desafiadora para o professor, pois a disciplina é categorizada como uma disciplina teórica, com grande volume de informações e envolvendo conceitos químicos e propriedades mecânicas dos materiais. O aspecto mais importante para um profissional é a sua capacidade de resolver problemas de forma inovadora, sem recorrer a respostas óbvias. Sua habilidade não se limita apenas ao mundo da criação, mas também à execução, não adianta ter um projeto perfeito se ele não pode ser executado ou construído. O conhecimento de materiais é uma ferramenta essencial para a formação de um profissional qualificado. Como ferramenta para auxiliar os alunos no desenvolvimento de competências e habilidades em relação aos conceitos de materiais, foram criadas atividades em formato de desafio utilizando aprendizagem ativa. O Desafio academico de materiais foi adaptado da metodologia PBL (aprendizagem baseada em problemas). Como resultado dessa metodologia, obtém-se uma melhor compreensão dos materiais nos cursos de Engenharia.
materiais, aprendizagem baseada em problemas