Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3769

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMSALA DE AULA INVERTIDA: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE DIFERENTES CURSOS SUPERIORES;

CAROLINA CASTILHO GARCIA, Carla Cristina Bem, Ana Cristina Trindade Cursino, Flavio Dias Ferreira, Tásia Hickmann, CRIZIELI SILVEIRA OSTROVSKI;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Considerando as mudanças na sociedade e no aprendizado dos estudantes universitários e a necessidade de desenvolvimento de habilidades sociais, tais como autonomia e senso crítico, vislumbra-se na aplicação de metodologias ativas de ensino e aprendizagem uma oportunidade potencial. A sala de aula invertida é uma dessas metodologias na qual a sequência das aulas ministradas de forma tradicional é alterada, propiciando interação entre os participantes, motivação e engajamento, podendo resultar em melhor rendimento. Assim, o objetivo do presente trabalho foi avaliar, através de questionário quantitativo, a percepção de estudantes universitários sobre esta metodologia. As respostas dos estudantes apontaram que eles não sentiram dificuldade em estudar os materiais previamente, sem a presença do professor, denotando autonomia e capacidade de organizar o tempo de estudos. Ainda, houve concordância no fato de que o ambiente em sala de aula foi mais descontraído, mesmo em período pandêmico com aulas remotas online, e na repetição da experiência com a metodologia em outras disciplinas, apontando maior motivação, tornando o ato de estudar mais prazeroso. Foi indicado que os professores foram bem sucedidos no papel de tutor, evitando aulas explanativas e auxiliando em dúvidas e questionamentos. Para mais, a maioria dos entrevistados concordou ou concordou fortemente que a metodologia ativa de ensino e aprendizagem promoveu maior aprendizado que o método tradicional expositivo-dialogado. Portanto, os resultados evidenciaram que a abordagem proposta favoreceu o processo de aprendizagem e a autonomia, beneficiando os estudantes dos cursos.

autonomia, aprendizagem efetiva, professor moderador
Voltar