3768
OS DESAFIOS DA MONITORIA NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DURANTE O ENSINO REMOTO NA UFPA;
BRUNO L?BO DE ALMEIDA, ROBERTA DOS SANTOS OLIVEIRA, SALETE SOUZA DE OLIVEIRA;
O avanço da pandemia causada pela COVID-19, mudou a forma usual de ensino trazendo novos desafios para a aprendizagem, no Brasil não foi diferente, muitas instituições de ensino tiveram que se adaptar para que o ensino não ficasse estagnado, de forma a assumir o ensino remoto como uma nova modalidade de ensino. Diante desse impasse, novas estratégias e metodologias tiveram que ser exercidas para que a distância física não influenciasse na evasão dos alunos, nem prejudicasse a qualidade do ensino. Na UFPA, uma das metodologias utilizadas no curso de engenharia civil foi a adoção da monitoria para que houvesse maior integração dos alunos, bem como uma melhor compreensão dos conteúdos. Então, este estudo busca expor estes desafios, assim como verificar a eficiência das novas estratégicas utilizadas.
Ensino remoto; Monitoring; Civil Engineering