3767
AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS - UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO NOS LABORATÓRIOS DAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS BÁSICAS DA ENGENHARIA;
NAIR STEM, OCTAVIO MATTASOGLIO NETO, HECTOR ALEXANDRE CHAVES GIL, RODRIGO CUTRI;
COBENGE22
[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
As novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia (RESOLUÇÃO Nº 2, DE 24 DE ABRIL DE 2019) do Ministério da Educação trazem a necessidade de uma nova visão de desenvolvimento curricular voltada ao desenvolvimento das competências do egresso ao longo de sua jornada acadêmica. A questão a se discutir neste artigo é: Como se deve desenvolver a avaliação por competências nas ciências básicas dos cursos de Engenharia, em especial na avaliação da aprendizagem nos laboratórios didáticos? Como desenvolver essa visão junto as disciplinas de modo a que os estudantes possam refletir de forma continuada sobre sua aprendizagem? Este artigo apresenta o planejamento de uma proposta de aplicação nos laboratórios das disciplinas de Física e Química do Ciclo Básico de Engenharia do Instituto Mauá de Tecnologia.
DCN. Avaliação. Competências. Laboratório de Física. Laboratório de Química.
Voltar