Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3764

NOVO MODO DE ENSINAR E APRENDER "VALORES EM POR UNIDADE" EM SISTEMAS DE POTÊNCIA;

PAULO ROBERTO FERREIRA DE MOURA BASTOS, DANIEL BARBOSA, MOIRA BASTOS PRATES;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Este trabalho apresenta uma nova forma de abordar os conceitos de por unidade (p.u.) em Sistemas Elétricos de Potência, visto às dificuldades observadas entre os alunos para consolidar o assunto ao longo dos anos. Deste modo, novas formas de apresentação do tema são mostradas com simplicidade e buscando-se analogias. Isto se mostrou eficaz, visto que se inicia com a apresentação de unidades como dúzia, dezena, ou centena, cita-se a analogia com alguns indicadores financeiros e as operações cambiais e em seguida foca-se na importância requerida na relação existente entre grandezas conforme os sistemas estudados, o que é essencial na definição das grandezas bases. Faz-se o emprego em circuitos elétricos de corrente contínua, e depois são mostradas formas de aplicar tal conceito em circuitos elétricos de corrente alternada, enfatizando-se a não necessidade de memorizar expressões matemáticas. Encerra-se com as vantagens da utilização dos valores em por unidade, e com conclusões.

sistema elétrico de potência; por unidade; valores p.u.; práticas de ensino; mudança de base.
Voltar