Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3763

FORMAÇÃO DOCENTE PARA UMA PERSPECTIVA SOCIOTÉCNICA DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA;

LEANDRO BORDIN;

COBENGE22

[88] 10. Formação, Capacitação e Avaliação Docente

[306] 10. Formação, Capacitação e Avaliação Docente

Alicerçado na compreensão de que para ser docente universitário é necessário vivenciar processos específicos de formação para o magistério superior, o presente trabalho discute as competências e responsabilidades do professor engenheiro frente a uma perspectiva sociotécnica de educação. Considerando uma abordagem qualitativa, os dados foram construídos por meio de entrevistas semiestruturadas com 29 professores de 5 cursos de engenharia da Universidade Federal da Fronteira Sul e as análises foram realizadas usando a metodologia de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que a criação de condições para uma educação tecnológica verdadeiramente comprometida com as questões sociais passa pelo estabelecimento de políticas e práticas de formação continuada para professores.

Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); Educação Tecnológica; Formação docente.
Voltar