Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3753

ESTRATÉGIAS PARA O ESTUDO DE DINÂMICA DE EIXOS ROTATIVOS NO PERÍODO DE ENSINO REMOTO;

Fernando da Silva Araújo;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[241] 03.1. Estratégias pedagógicas

Este trabalho tem por objetivo mostrar estratégias de ensino para o estudo de dinâmica de eixos rotativos, na disciplina Dinâmica das Máquinas que compõe o ciclo profissionalizante de disciplinas da Graduação em Engenharia Mecânica, do CEFET/RJ Campus Angra dos Reis no período de ensino remoto emergencial. Este tipo de metodologia ativa de aprendizagem proporciona motivação, interesse, autonomia e interação dos alunos diante de cada uma das etapas realizadas no trabalho. O projeto proposto no período de ensino remoto foi a determinação da frequência natural e deslocamentos de um eixo rotativo composto de rotores (massas) por meio de método analítico e simulação computacional usando o software Inventor. Em seguida, os alunos elaboraram um relatório do trabalho em formato de artigo científico. Para a execução do trabalho, formou-se grupos de dois ou três alunos a fim de estimular o trabalho em equipe. Além disso, aplicou-se um questionário sobre os aspectos metodológicos da atividade no ensino remoto. A partir das respostas ao questionário foi verificada a importância da estratégia de ensino empregada com a qual os alunos conseguiram assimilar o assunto e compreenderam fenômenos complexos de forma mais fácil e motivadora.

Aprendizagem ativa. Ensino de engenharia mecânica. Rodopio de eixo.
Voltar