Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3752

OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA: INCENTIVANDO A PARTICIPAÇÃO DE MAIS MENINAS;

LAURETE ZANOL SAUER, VALQUIRIA VILLAS BOAS GOMES MISSELL, ISOLDA GIANNI DE LIMA, ODILON GIOVANNINI, J?LIA GIACOMET THOMAZONI, J?LIA BRISTOT MATOS, CAROLINE CICHIN SPIGOLON, LUANA FABIAN MENEGON, GIOVANA RAMA DE ARAUJO, SIMONE ARALDI, J?LIA MARI? FIGUEREDO LEAL;

COBENGE21

[77] 13. Interação com o ensino fundamental e médio

[288] 13.2. Formas de despertar vocações

Neste artigo, apresentamos o subprojeto Olimpíada de Matemática que integrou o projeto Encorajando Meninas em Ciências Exatas, Engenharias e Computação, da Universidade de Caxias do Sul. O referido subprojeto contemplou o planejamento e a execução de oficinas de preparação de estudantes para a Olimpíada de Matemática e foi desenvolvido por uma equipe feminina de estudantes de graduação, orientada por professores universitários e auxiliada, na etapa inicial, por um intercambista da Universidade de Verona, Itália. Para o planejamento das oficinas, foram levantados temas recorrentes nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas e realizaram avaliações diagnósticas para identificar dificuldades de estudantes das escolas coexecutoras. As oficinas foram desenvolvidas a partir da estratégia de aprendizagem ativa "Desafio em Grupos" para a resolução de dúvidas e problemas já aplicados nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas. A cada encontro, o número de membros do grupo era reduzido, para que aos poucos os estudantes pudessem trabalhar individualmente. Após essa etapa de preparação, a equipe feminina de estudantes de graduação selecionou novas questões e auxiliou na organização e condução da mini-olimpíada (Fase 1) de caráter classificatório. Participaram cinco escolas públicas da região de abrangência da UCS, com todos os estudantes interessados e divididos por níveis: Nível 1 para 6o e 7o anos e Nível 2 para 8o e 9o anos do Ensino Fundamental e Nível 3 para o Ensino Médio. Os três meninos e as três meninas com melhor desempenho em cada nível passaram para a Fase 2, representando suas escolas na Olimpíada de Matemática 2019 da Universidade de Caxias do Sul. Na Fase 2, as estudantes de graduação buscaram questões de Olimpíadas anteriores de maior complexidade para desafiar e destacar os melhores estudantes com medalhas de ouro, prata e bronze, e suas escolas com troféus de primeiro, segundo e terceiro lugar. No desenvolvimento deste importante projeto de estudo e engajamento para os estudantes de cinco escolas coexecutoras, as estudantes de graduação também colaboraram para desenvolver autonomia e autoconfiança nos estudantes das escolas coexecutoras, incentivando-os a participarem da OBMEP.

Olimpíadas de Matemática, Aprendizagem Ativa, Oficinas de Matemática.
Voltar