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ESTRATÉGIAS DE ENSINO REMOTO APLICADAS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19: ESTUDO DE CASO DA DISCIPLINA DE DESENHO ELÉTRICO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UTFPR APUCARANA;

WILLIAN RICARDO BISPO MURBAK NUNES, REGINALDO NUNES DE SOUZA;

COBENGE21

[69] 05. Educação mediada por tecnologia de informação e comunicação (TICs)

[252] 05.5. Ensino remoto emergencial (ERE)

A pandemia do COVID-19 desencadeou uma série de problemas macroeconômicos, sociais, políticos e educacionais no Brasil e no mundo. No contexto de educação, as consequências foram severas devido ao distanciamento social, o que obrigou as instituições de ensino a encerrarem temporariamente suas atividades presenciais. Como consequência, as universidades tiveram que readequar o modelo presencial para atividades pedagógicas não presenciais de modo a continuar o processo de ensino e aprendizagem. Diversos paradigmas foram suprimidos com a inserção do ensino remoto. Este trabalho apresenta um estudo de caso de uma disciplina obrigatória ofertada aos ingressantes de Engenharia Elétrica de uma universidade federal. O contexto de pandemia e de ensino remoto propiciou uma ressignificação das atividades pedagógicas, gerando resultados significativos a longo prazo, tais como recursos educacionais abertos. As estratégias adotadas no ensino remoto resultaram em maior coeficiente de rendimento dos alunos comparado com períodos anteriores.

expressão gráfica, diagrama unifilar, softwares educacionais, isolamento social.
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