Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3747

Indicadores bibliométricos sobre o ensino por competências na Educação em Engenharia;

Mariana Salgado Lopes, Humberto Dias de Almeida Filho, Daniel Rodrigo Leiva;

COBENGE21

[78] 14. Temas transversais à Educação em Engenharia

[289] 14.1. Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

Buscando atender as demandas do mercado de trabalho e modernizar os cursos de graduação em engenharia, foram publicadas, em 2019, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação baseadas em uma nova concepção de ensino focada na construção de competências. Ademais, está em vigor, o Programa Brasil-Estados Unidos de Modernização da Educação Superior na Graduação, que visa, entre outros objetivos, fomentar a construção de competências como criatividade, inovação e empreendedorismo. Desta forma, torna-se urgente um maior entendimento sobre a aplicação do ensino por competências na educação em engenharia. Com o intuito de trazer luz a este tema e determinar seu impacto científico, este trabalho se propôs a elaborar indicadores bibliométricos, a partir dos registros indexados à base de dados Web of Science, no período de 2001 à 2020. Foram analisados resultados sobre o número de publicações por ano, mostrando um crescimento do número de publicações ao longo do tempo. Além disso, quanto à produtividade por país, instituição e autor, os EUA se mostrou predominante neste campo de pesquisa, sendo o país responsável pela grande maioria dos registros no período analisado. Foi constatada uma significativa representatividade feminina na área, além da detecção de tendências de pesquisas que aliam o ensino por competências ao uso de metodologias ativas, sendo tema para os próximos trabalhos uma investigação mais detalhada sobre quais as metodologias ativas mais abordadas e quais os melhores métodos para avaliar sua efetividade.

Ensino por competências. Educação em engenharia. Bibliometria. Indicadores bibliométricos.
Voltar