3746
Metodologias Pedagógicas Ativas sobre o Pensamento de Albert Einstein Aplicadas em Modelagem na Disciplina de Vibrações Mecânicas da Engenharia;
RAFAEL DE CARVALHO PUGLISI, LUARA MARIA DE FREITAS LOBO;
O presente trabalho objetiva estudar as estratégias de ensino adotadas na Disciplina de Vibrações Mecânicas na graduação de Engenharia Mecânica pela análise do Plano Pedagógico do Curso (PPC) e análise comportamental dos discentes através de relato de professores da Escola Politécnica da USP, Centro Universitário FEI e outras IES, utilizando como referência o pensamento pedagógico de Albert Einstein. Trata-se de relatar as metodologias pedagógicas propostas que permitem compreender a evolução do ensino-aprendizagem dos discentes na interpretação da modelagem de sistemas dinâmicos, principalmente, na transição da estática para a dinâmica, que tem sido um dos maiores desafios enfrentados pela disciplina devido à contextos culturais e educacionais de entendimento do movimento, da estabilidade e controle. A escolha de Albert Einstein é devida suas contribuições científicas, sua carreira docente voltada para a compreensão da dinâmica dos corpos e a relevância de suas reflexões na construção de um pensamento pedagógico. O pensamento educacional de Einstein faz crítica ao autoritarismo no ensino, ressalta a importância da autonomia e criatividade na construção do saber e destaca a relevância ético-política da educação. Guiado por esse pensamento, o estudo propõe metodologias ativas utilizando a imaginação do aluno como ferramenta de ensino. Conclui-se que proporcionar um ambiente com metodologias que estimulem a imaginação e consequente criatividade do aluno geram baixos custos e são eficientes na diplomação de profissionais mais aptos a compreenderem a disciplina de vibrações, assim como na formação de cidadãos conscientes de sua responsabilidade ético-política na construção de uma a sociedade justa, equânime e fraterna.
Vibrações Mecânicas. Metodologias Ativas. Albert Einstein. Imaginação na Engenharia. Ética-política na Engenharia.