Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3738

ENSINO POR PROJETO: UMA ABORDAGEM DINÂMICA E LÚDICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO;

Victória da Silva Braga, Fabiana Rodrigues Leta;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[241] 03.1. Estratégias pedagógicas

Objetivando trazer reflexão sobre questões sociais e financeiras vivenciadas no contexto da pandemia do novo coronavírus, foi proposto aos alunos de Introdução à Engenharia Mecânica, disciplina do primeiro período da grade do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense, um debate sobre o filme "O menino que descobriu o vento" escrito por William Kamkwamba e Bryan Mealer. Um dos pontos questionados sobre o filme foi a dificuldade de acesso a alimentos pela população mais pobre durante período de crises resultado do estoque de produtos e consequente aumento no preço de venda. Realizou-se um paralelo sobre esse assunto, a pandemia e aumento do preço de produtos essenciais durante a mesma, como o arroz que teve um aumento de 76,01% só durante o ano de 2020, segundo o IBGE. A partir do debate e das indagações iniciou-se o desenvolvimento de trabalhos em grupos durante os dois semestres letivos de 2020, visando promover a pesquisa científica, o pensamento crítico, o uso de softwares de modelagem 3D, a pesquisa por mecanização de processos de produção e a fabricação de protótipos com materiais que os alunos já possuíam em casa (evitando circular durante o isolamento social) para difundir propostas de inovação na mecanização dos processos de produção de arroz.

Ensino Remoto, Projeto, Metodologia Científica
Voltar