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Artigo


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Bancada Virtual SIMP II - um caso de sucesso;

SERGIO ADALBERTO PAVANI, GILBERTO JO?O PAVANI;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[242] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

O processo de ensino/aprendizagem nas engenharias sofre de um processo cada vez maior de fragmentação. A especificidade dos cursos é cada vez mais acentuada o que gera uma multiplicidade de meios de para a formação discente. O foco deste trabalho é para a disponibilização dos meios para que o aluno possa ter um acesso às tecnologias e colocar em prática as experiencias e ensaios necessários para compreender, saber aplicar e desenvolver técnicas diversas nas áreas de movimento envolvendo a pneumática, hidráulica, acionamentos elétricos e os controladores de processo. As maiores limitações para que o corpo docente e discente dos diversos institutos envolvidos no ensino da tecnologia industrial é a disponibilização dos recursos materiais na quantidade e diversidade necessária para a formação do técnico, tecnólogo e do engenheiro e mais importante do que isto é a necessidade de integração destas tecnologias o que é praticamente impossível devido ao fato que os laboratórios normalmente são especializados, como os de pneumática, ou acionamento de motores ou de controladores de processo (automação). Isto leva ao ensino compartimentado, fragmentado o que é indesejado, pois tanto o discente tem dificuldade para compreender o todo de um processo, como o docente apresenta dificuldades para expor um processo industrial mais complexo aos estudantes.

Automação. Laboratório virtual. Pneumática. Eletropneumática . Inovação no Ensino.
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