Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3732

FERRAMENTAS GOOGLE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UMA ANÁLISE DOS CURSOS DE ENGENHARIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ;

Joázy Sousa Lopes, FRANCISCO ADAÍAS GOMES DA SILVA, Thaís Marilane Carneiro de Vasconcelos Pereira;

COBENGE21

[69] 05. Educação mediada por tecnologia de informação e comunicação (TICs)

[252] 05.5. Ensino remoto emergencial (ERE)

No Brasil, frente à suspensão das atividades educacionais presenciais, a fim de evitar a propagação do novo coronavírus, apontou-se o Ensino Remoto Emergencial (ERE) como alternativa para dar continuidade a esses processos. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) adotou o ensino remoto e estabeleceu as ferramentas virtuais a serem utilizadas pelos professores, sendo elas o Google Classroom, como plataforma virtual de aprendizagem, e o Google Meet, para realização de aulas síncronas. Essa transição entre presencial e remoto impactou os docentes de diversas formas, desde o treinamento e adaptação até a adoção de novas metodologias e competências. Este estudo surge da necessidade de compreender a percepção dos docentes dessa rede de ensino sobre o uso de tais ferramentas na educação, mais precisamente no ERE, e como essas tecnologias digitais ampliam o papel do professor nessa situação pandêmica. Para este trabalho, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório de natureza quali-quantitativa, através da aplicação de questionário aos docentes dos cursos de Engenharias do IFCE. O objetivo foi avaliar a efetividade das duas ferramentas principais adotadas pelo IFCE para mediação do processo de ensino-aprendizagem no ERE na Educação em Engenharia. Como resultados, identificou-se que essas ferramentas tecnológicas estão sendo efetivas, tendo os docentes que recorrer algumas vezes a outras alternativas tecnológicas, a depender de sua abordagem. Ademais, foram identificados problemas no ensino remoto, porém não causados diretamente pelo uso das ferramentas adotadas.

Educação em Engenharia. Ensino Remoto Emergencial. Google Classroom. Google Meet.
Voltar