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MODELAGEM MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA SÓCIO-CRÍTICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA ABORDANDO O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE;
MATHEUS ERPEN BENINC?, POLYANA PEROSA, AMANDA FUHR MOLLING, ANDERSON BORGES MODENA, J?NATA MARTINI, BRUNO L?FF FERREIRA LEITE, LEANDRA ANVERSA FIOREZE;
COBENGE21
[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem
[243] 03.3. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade
Este artigo aborda uma proposta didática interdisciplinar, apresentada a estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, construída sob o referencial teórico da Modelagem Matemática na perspectiva sócio-crítica. Inicialmente, é feita uma breve revisão bibliográfica elencando as principais características e objetivos desta metodologia de ensino, com foco especial na formação cidadã dos alunos e professores. Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais, evidenciou-se a importância de temas socioambientais serem abordados em sala de aula de forma transversal, o que inclui as aulas de matemática. Neste contexto, foi proposto um planejamento de aula, com a participação de um Engenheiro Civil convidado, que aborda o gerenciamento de resíduos sólidos no município de Porto Alegre, visando a discussão sobre um tema de relevância socioambiental, permitindo que o aluno seja sujeito ativo da sua aprendizagem através da reflexão sobre sua realidade e da proposição de ações transformadoras. São discutidas algumas relações entre a atividade proposta e os referenciais teóricos apresentados. Após, é feito um relato de um experimento piloto, realizado em uma turma da disciplina de Educação Matemática e Docência III, evidenciando-se as discussões e rotas de modelagem que surgiram durante a atividade, e elencando algumas potencialidades didáticas em possíveis aplicações no Ensino Médio. Por fim, discute-se a importância de a formação do professor de matemática incluir o estudo de tendências de educação que abranjam temas transversais, bem como as vantagens mútuas advindas de aproximações entre os cursos de Engenharia e Licenciatura.
Modelagem Matemática, perspectiva sócio-crítica, gerenciamento de resíduos sólidos, interdisciplinaridade, Engenharia, Licenciatura.