3726
EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL;
JAMILLY MARQUES RIBEIRO LIC?, MATHEUS XAVIER SMIELEVSKI, VINICIUS DE OLIVEIRA COSTA, GRAZIELLE TIGRE DE SOUZA;
Ao longo dos anos, o ensino em qualquer nível tem sido aprimorado para garantir sucesso na assimilação de conhecimento. Dentro das engenharias, diversas habilidades foram aplicadas, principalmente, para o sistema presencial à nível nacional. Contudo, a pandemia que adentrou o país em 2020 exigiu mudanças repentinas. Neste contexto, o Ensino Remoto Emergencial foi uma alternativa frente a paralisação do ensino presencial. Este novo sistema ampliou a necessidade, mas, também, as possibilidades de realização de projetos de ensino. Dentre eles, encontra-se o Projeto de Monitoria realizado na disciplina de Introdução à Ciência e Engenharia dos Materiais da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará, na cidade de Tucuruí/PA. Este projeto que foi baseado na Cultura Maker e no Protagonismo dos discentes, difundiu a utilização de ferramentas virtuais no processo de ensino-aprendizagem na Engenharia 4.0. A ênfase deste processo foi a realização do I Workshop em Pesquisa e Tecnologia em Ciência e Engenharia dos Materiais organizado pelos próprios discentes de forma virtual, trazendo resultados positivos e sendo fonte de conhecimento e interação.
Ensino, Monitoria, Workshop, Cultura Maker.