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Fatores motivacionais de aprendizagem discente no ensino superior em Universidades públicas.;
ALESSANDRA APARECIDA PARAIZO;
COBENGE21
[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem
[242] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem
As dificuldades educacionais encontradas no Brasil não são exclusividade da educação básica, pois constatam-se esses problemas também no ensino superior. A pesquisa discute os fatores motivacionais de aprendizagem discente no ensino superior, uma vez que, no cenário vigente, o ensino superior é causa de desenvolvimento e possibilidade de crescimento da sociedade, em conjunto com o acesso à democratização e diminuição das diferenças sociais. Discorre os conceitos de aprendizagem, aprendizagem autônoma, motivação e motivação no ensino superior, tendo em vista que a motivação dos estudantes impacta na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. O objetivo é investigar fatores motivacionais por parte discente no ensino superior. Quanto ao delineamento, a pesquisa é exploratória de natureza mista - quantiqualitativa. Parte de estudo bibliográfico e busca definições sobre os temas abordados. Utiliza como técnica de coleta de dados um questionário semiaberto baseado na Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos, de Neves e Boruchovitch (2007) e na escala de Estratégias de Aprendizagem dos Estudantes Motivados, de Castro, Miranda e Leal (2016), aplicado com discentes dos cursos de uma universidade pública. Os resultados oferecem definições sobre os temas abordados, de modo que se percebe que o fator interno interfere no modo como o conhecimento se torna interno pelos discentes, pois a motivação intrínseca se faz presente em 59% dos discentes correspondentes do questionário aplicado. O sucesso e a qualidade dos seus resultados na aprendizagem são dependentes de fatores cognitivos, afetivos, interpessoais, escolares, familiares e sociais, sendo necessário identificar e compreender os fatores para alcançarmos a sua melhoria. Estudos referentes à educação procuram entender e progredir sobre as teorias e estratégias que auxiliem para a evolução do ensino. Com isso, sugere novos estudos aprofundados acerca do tema em outros cursos e instituições, sejam privadas ou públicas.
Motivação. Aprendizagem discente. Ensino superior.