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Aplicação da Metodologia de Ensino Baseada em Problemas Aliada a Avaliação 360° por Competências: Um Estudo do Projeto da Plataforma Flutuante de Exploração e Armazenamento de Petróleo (FPSO);

Roberto Bentes de Carvalho, João Paulo da Silva Queiroz Menezes;

COBENGE21

[68] 04. Avaliação de ensino/aprendizagem

[247] 04.3. Avaliação como parte do processo de ensino/aprendizagem

Atualmente, as diretrizes curriculares de ensino de engenharia recomendam a transição de uma metodologia de ensino conteudista e passiva para uma metodologia de ensino ativa, aliada a formação de profissionais com competências técnicas e não técnicas desejadas no mercado de trabalho. Nesse sentido, com o objetivo de contribuir nessa transição, este trabalho reporta um estudo de caso de aplicação da metodologia baseada em projetos (PBL) aliada a avaliações 360° e por competências na disciplina de Projeto de Processos Químicos da Pontifícia Universidade católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) no período de 2019.2. Os alunos foram divididos em equipes de 3 ou 4 alunos e cada equipe foi responsável pela elaboração do Projeto de Engenharia de um dos quatro principais módulos de processo da plataforma flutuante de exploração e armazenamento de petróleo (FPSO). O Projeto de Engenharia foi divido em três etapas em ordem crescente na dificuldade de elaboração dos documentos de engenharia. Além disso, a utilização do software livre e gratuito Draw.IO foi promovida para a elaboração dos desenhos de engenharia como diagrama de blocos, fluxogramas de processos (PFD) e fluxograma de engenharia de tubulação e instrumentação (P&ID). O projeto propiciou o desenvolvimento de várias competências sócio humanas como trabalho em equipe, capacidade de liderança, capacidade de tomada de decisão e capacidade de organização. Ao final de cada etapa do projeto, uma avaliação 360° foi aplicada para acompanhar o ambiente de trabalho da equipe e as principais dificuldades encontradas na elaboração dos documentos de engenharia. Os formulários também continham perguntas para identificação do líder da equipe e do estudante que menos contribuiu para a execução de cada etapa do projeto. Ao final do projeto, uma última avaliação 360° por competências foi aplicada, a qual se baseava na atribuição de uma nota de 0 a 10 para cada competência listada para si e para os demais integrantes da equipe. Com esses resultados, foi possível a elaboração de gráficos radares para identificação de pontos fortes e fracos de cada um e para confronto da autopercepção e percepção externa que cada integrante da equipe possuía. Dessa forma, alguns estudantes apresentaram excesso de autocrítica e baixa autoconfiança, enquanto outros superestimaram suas habilidades em relação a opinião da equipe. Assim, foi possível conhecer melhor cada aluno e contribuir para o desenvolvimento profissional de cada um, através de uma reunião individual com o professor para discussão de fraquezas e forças e feedback dos resultados das avaliações.

PBL, Avaliação 360°, FPSO, Projeto de Engenharia, Formação por Competência
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