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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOS CURSOS DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA;

Giovanni Falcão Mendes, Simone Ramires, Tiago de Oliveira Belmonte, Lucas dos Santos Azevedo, Ilka Maria de Oliveira Santi, Carlos Eduardo Santi;

COBENGE21

[69] 05. Educação mediada por tecnologia de informação e comunicação (TICs)

[252] 05.5. Ensino remoto emergencial (ERE)

Com o advento da pandemia causada pela COVID-19 em 2020, as Instituições de Ensino Superior (IES) tiveram de adaptar-se para dar continuidade às atividades acadêmicas e implementar modelos de ensino para colocar em prática o que o Ministério da Educação (ME) denominou Ensino Remoto Emergencial (ERE).Os desafios impostos pela pandemia em 2020 foram um marco para docentes e instituições, principalmente no que se refere a propor e adaptar o ensino em cursos de Engenharia e Tecnologia, e impôs a necessidade imediata de tomar conhecimento e testar - no melhor de suas possibilidades - modelos implantados em diferentes instituições. Pretende-se, com este trabalho, discutir e avaliar se essas iniciativas foram bem-sucedidas, ou seja, se houve entendimento e bom rendimento de docentes e discentes sobre a nova forma de aprender e ensinar, de estudar e de planejar as disciplinas. Para tanto, foi realizado pesquisa através de questionário aplicado a diversas Instituições de Ensino Superior (IES) com total de 124 respondentes que possibilitou concluir que tanto o professor quanto o aluno têm um potencial e responsabilidade de transformarem o ensino, além de alinharem e potencializarem o uso de inovações em aulas remota.

Educação. Engenharia. ERE.
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