Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3713

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUSO DE METODOLOGIAS ÁGEIS EM TRABALHO INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA: UM ESTUDO EM PROGRESSO;

Daniel Fritzen, Cleber Lourenço Izidoro, João Mota Neto;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[241] 03.1. Estratégias pedagógicas

O grande desafio de qualquer Instituição de Ensino Superior é preparar da melhor forma possível seus acadêmicos para o mercado de trabalho na área de sua formação. Obviamente que uma matriz curricular sintonizada com a realidade profissional é prioritária, que a infraestrutura da IES seja coerente com o que eles encontrarão fora das salas de aulas, bem como com um corpo docente capacitado e motivado para fazer o melhor em cada disciplina do curso. Dentro desta realizada exposta, este artigo visa apresentar um estudo em progresso sobre a aplicação de Metodologia Ágil, por meio do Scrum, num trabalho interdisciplinar envolvendo acadêmicos da 10ª fase do curso de Engenharia Mecatrônica do Centro Universitário UniSATC, de Criciúma/SC. Para o gerenciamento do projeto foi usado a ferramenta online Quire.io. Preliminarmente, os resultados parciais obtidos mostram-se otimistas, tanto na aplicação da metodologia Scrum, quanto nos backlogs entregues.

Scrum. Metodologia Ágil. Metodologia Ativa. Gerenciamento de Projetos.
Voltar