Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3712

SIMULADORES DE CIRCUITOS ELÉTRICOS: COMBINAÇÃO PARA UMA MAIOR EFICÁCIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM;

FREDERICO SILVEIRA MADANI, DANIELA ALBUQUERQUE MOREIRA MADANI, FERNANDO SILVEIRA MADANI, JOARES LIDOVINO DOS REIS JUNIOR, CRISTIANO ROBERTO MARTINS FOLI, EDUARDO MIKIO KONIGAME;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[243] 03.3. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade

As simulações computacionais são instrumentos importantes no processo de ensino-aprendizagem de circuitos elétricos. Elas podem constituir um elo entre os conceitos teóricos-matemáticos e a experiência prática. Nesse trabalho pesquisamos a percepção de alunos de Engenharia Elétrica com relação ao uso de dois simuladores livres para circuitos elétricos: Phet e TinkerCad. Nossos resultados mostram que para uma melhor eficácia no processo de aprendizagem é indicado o uso combinado e ordenado desses simuladores. Em uma primeira etapa, sugerimos usar o simulador Phet o qual proporciona uma abordagem mais conceitual e geral. Na sequência, sugerimos usar o simulador TinkerCad que possibilita um maior detalhamento dos conceitos de circuitos elétricos e, permite uma experiência de uso mais próxima com a realidade prática.

Simuladores; Circuitos Elétricos; Ensino em Engenharia.
Voltar