Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3711

Adaptação da aprendizagem ativa para o ensino remoto: proposta para a disciplina de Gestão Empresarial da UFPA;

GABRIEL VILLAS BOAS DE AMORIM LIMA, RENATO MARTINS DAS NEVES, ELAINE CRISTINA DE SOUZA ANGELIM;

COBENGE21

[69] 05. Educação mediada por tecnologia de informação e comunicação (TICs)

[252] 05.5. Ensino remoto emergencial (ERE)

A pandemia do COVID-19 tornou o ensino remoto uma realidade na educação, propondo um desafio latente àqueles inseridos no contexto da aprendizagem ativa; contudo, não se identificou ainda como gerenciar essa adaptação do mundo presencial para o digital sem comprometer os objetivos da aprendizagem. Assim, este trabalho objetivou investigar quais adaptações na Aprendizagem baseada em Problemas (PBL) são necessárias para a condução de uma disciplina de Gestão Empresarial de forma remota. O método consistiu na planejamento do PBL em um turma presencial (pré-pandemia) e outra remota (durante a pandemia) em quatro etapas: I) apresentação do PBL; II) Identificação de problemas; III) Aplicação do PBL e; IV) Apresentação de resultados do PBL. O ambientes presencial e remoto foram avaliados nestas quatro etapas a partir das dimensões física, funcional, temporal e relacional - buscando identificar as diferenças em procedimentos, atitudes e atividades inerentes ao aprendizado. Os resultados indicaram que as principais adaptações estão relacionadas à experiência do ambiente de prática profissional - como visitas aos canteiros de obras, a interação com profissionais geograficamente distantes por meio de videochamadas, a maior necessidade do gerenciamento de tempo entre atividades acadêmicas e pessoais, além da empatia com acontecimentos pessoais alheios. Competências como autonomia e empatia são potencializadas no ambiente virtual, enquanto que a comunicação necessita de maior planejamento sem invadir o espaço pessoal do aluno. O estudo concluiu que a adaptação da aprendizagem ativa para o ambiente virtual é possível desde que conhecidas e integradas as condições socioeconômicos e socioemocionais em que se encontram os participantes.

COVID-19. PBL. Prática Profissional. Empatia.
Voltar